Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, Rodrigo Valente pesquisa os seguintes temas:
Economia de atenção
Comunicação integrada
Narrativas transmídias
Jogos
Sua dissertação “CLASH OF CLANS: ANÁLISE DO GAME DESIGN DE UM JOGO GRATUITO, MAS LUCRATIVO PARA A ECONOMIA DE ATENÇÃO.” foi aprovada com louvor, em julho de 2015, pela banca de mestrado e está disponível para download no link abaixo:
Dissertação Completa de Mestrado
Durante sua trajetória acadêmica, Rodrigo Valente produziu uma série de artigos sobre os temas pesquisados. A maioria foi apresentada em eventos nacionais e internacionais de comunicação ou ainda publicada em revistas científicas e anais de congressos, como:
- Sight: uma visão sobre as interações sociais mediadas por games em computadores vestíveis, inspirados no Google Glass – apresentado no IV Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, na USP (São Paulo/SP), em maio de 2013.
Artigo completo para download:
Sight_Rodrigo Valente
Publicado nos anais do evento: http://www2.eca.usp.br/propesq/downloads/ebook_IV_Propesq_pp.pdf
- Interações Sociais para uma economia de atenção: um estudo do jogo Candy Crush Saga, co-escrito com o prof. Dr. Andre Pase – apresentado no III Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (ComuniCON), ocorrido em outubro de 2013, na ESPM-SP (São Paulo/SP).
Artigo completo para download:
CandyCrush_Rodrigo Valente
Publicado nos anais do evento:
http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2013/Comunicon.swf
- Chrome World Wide Maze: duas telas para uma economia de atenção – apresentado no XII Seminário Internacional da Comunicação, em novembro de 2013, na PUCRS (Porto Alegre/RS).
Artigo completo para download:
Chrome WWM_Rodrigo Valente
- Futebol entre duas telas: uma análise da segunda tela durante a Copa das Confederações, co-escrito com o prof. Dr. Andre Pase – publicado na 18a edição da revista online “Sessões do Imaginário”.
Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/16921/11075
- Pedagogia expressiva: os Naipes da Comunicação como dispositivos de atenção, co-escrito com o Prof. Dr. Fábio Hansen – apresentado no II Confibercom, na Universidade do Minho, Braga, Portugal, em abril de 2014. Em 2015, o jogo – resultado desta pesquisa – foi apresentado no VII ENPECOM, na UFPR (Curitiba/PR). Em 2016, o artigo foi publicado na 38a edição da revista online “Comunicação & Sociedade”.
Disponível em:
https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/5498
- CrossFire: como um game gratuito se tornou recordista de arrecadação para a economia de atenção – apresentado no XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), em outubro de 2014, na PUCRS (Porto Alegre/RS).
Publicado nos anais do evento:
http://www.sbgames.org/sbgames2014/files/papers/industry/short/1_industryshortpages.pdf
Gamificação na Academia
Rodrigo Valente também integra um grupo de pesquisa na área de games e inovação na ESPM-Sul, junto com os professores Marcos Lamb e Thiago Bulhões, com o nome de Gamificação na Academia. O grupo já produziu games para processos seletivos de empresas juniores, aula-demo em Realidade Virtual, dinâmicas com Realidade Aumentada; sempre com o apoio de alunos, membros da Co.De. Em 2017, estão sendo produzidos um game para a área de marketing e um aplicativo para a ESPM-Sul. Para conhecer mais sobre a metodologia de pesquisa do grupo, suas referências, projetos e professores participantes, acesse: www.gamificacaonaacademia.com.br.